SCROLL ↓
ALL films↴
CINEMA - DOCUMENTÁRIOS
El Último País
DOCUMENTÁRIO | CUBA, ANGOLA, BRASIL | 2017 | 70 MIN
SINOPSE
O que parecia ser uma viagem de regresso ao meu país num tempo de mudança, acaba por ser uma viagem à descoberta de mim mesma, entre as contradições e os questionamentos sobre a minha identidade cubana.
FICHA TÉCNICA
Realização: Gretel Marín
Produção: Jorge Cohen & Belém Oliveira
Dir. de Fotografia: Charles Alexander
logline
Uma viagem até à minha Ilha.
NOTA DO REALIZADOR
A HISTÓRIA
Procuro dentro de mim, perguntando como cheguei até aqui, sobretudo num momento em que parámos de nos fazer perguntas. Eu preciso de começar a pensar novamente sobre o patriotismo que me foi ensinado, sobre o que restou dele. O diálogo torna-se geracional, entre os meus avós, os meus pais, entre mim e as pessoas da minha geração. Há na despedida final um entendimento, uma necessidade de reconciliação com a pátria amada. Aquela que se encontra para lá de todo o território físico, de qualquer situação política.
"EL ÚLTIMO PAÍS" É UM FILME-CATARSE
Viver longe de Cuba não me parecia dramático até começar a entender que o país iria mudar e que eu não estaria lá para testemunhá-lo. Sabia que precisávamos de nos abrir ao mundo e de nos renovar, mas temia que com essa renovação também desaparecesse o melhor de um sistema cheio de contradições e utopias. Queria filmar essa mudança, queria encontrar-me com cubanos, conversar com eles, voltar a pertencer. De fora, as coisas vêem-se de outra maneira, a partir de outros pontos de vista. Mas voltar a Cuba, preocupada com as mudanças, fez-me sentir-me mais distante e estranha, ao invés de restituir o sentimento de pertença.
Porquê que me interessam coisas que não interessam à maioria dos cubanos? Porquê questionar precisamente essa passividade com que aprendemos a esperar que decidam por nós? Porquê que me sentia cada vez mais ridícula, quanto mais preocupada ficava com o futuro do meu próprio país?
O que parecia ser uma viagem de regresso ao meu país num tempo de mudança, acaba por ser uma viagem à descoberta de mim mesma, entre as contradições e os questionamentos sobre a minha identidade cubana.
PRÉMIOS + FESTIVAIS
Selecção Festival de Amesterdão 2017 | Programa "Go, Cuba!"
Holanda | 2017