SCROLL ↓

ALL films↴

CINEMA - FICÇÃO

MEU SEMBA


FICCÃO | DRAMA | ANGOLA | 2024 | 90 MIN

SINOPSE

X e os seus irmãos, Lelé e Maria, cresceram no Lar da Divina Providência sob os ensinamentos do Padre Jonas. Enfrentam salários miseráveis e condições de trabalho indignas, como grande parte da classe trabalhadora numa metrópole africana. Maria mantém a fé e os valores familiares, Lélé combate fogo com fogo contra as injustiças de Luanda e X, o poeta, tenta dar sentido a tudo pintando a cidade com palavras. 

Quando a vida da figura paterna (Padre Jonas) está em risco, eles terão que enfrentar seus medos mais profundos para salvá-lo. O Meu Semba é a longa-metragem de estreia de Salvaterra e é uma ode à música, à poesia e ao cinema. Este filme é a terceira longa-metragem de ficção da Geração 80.

FICHA TÉCNICA

Realizador e Guionista:

Produtor:

Dir. de Fotografia

Dir. de Arte:

Dir. de Produção:

Editora:

Produtora:

Hugo Salvaterra

Jorge Cohen

Ery Claver

Prudênciana Hach

Blandine Klander

Kamy Lara

Geração 80

NOTA DO REALIZADOR

O cinema é e sempre foi uma figura paterna na minha vida, a ficção alimenta a alma e os documentos saciam a minha sede de conhecimento de mim mesmo através das experiências dos outros.

A arte mãe que explora o que significa ser um ser humano.

Além de Bullet apontar uma intenção, minha jornada tem a capacidade de expressá-la melhor do que meus sentimentos. Sou criador de imagens há mais de 15 anos, primeiro como fotógrafo e depois como cineasta.

Como africano, nesta era digital de conteúdos, a minha missão foi e é de certa forma apresentar-nos a nós, angolanos a angolanos, angolanos ao mundo, na mesma linha que “cidade de deus” fez ao humanizar o típico brasileiro em uma maneira que só o poder do cinema pode fazer.

O enredo para mim é apenas um meio de seduzir o espectador para o subtexto que neste caso é uma exploração de como vive o angolano médio? (Somos um país com idade média entre 18 e 21 anos), quais os desafios que enfrentamos e quais os nossos maiores sonhos e aspirações? E sendo eu próprio um artista, também coloco a questão em forma narrativa: a arte pode salvar as nossas almas?

Lançar uma rede tão elevada pode parecer improvável, mas a conclusão já estava à nossa frente - dificuldades financeiras, falta de água, electricidade e nenhuma maneira de encontrar a energia económica para alimentar os sonhos e talentos de alguém. Neste caso criei X, Maria Madalena e lélé para mostrar esta viagem através de uma moda multicamadas para uma premissa multicamadas.

A sua jornada diária para empregos precários que permitem apenas a sobrevivência, mas não sem esperança, sem família e fé.

Estamos tentando descobrir quem somos, mas Jesus branco ainda está na cruz, estamos nos apegando aos valores cristãos com mais firmeza do que os cristãos originais e lutamos entre esse anseio por comunidade e redenção em uma sociedade que é o pólo oposto de tais ideais, onde não existem redes sociais ou governamentais para nos ajudar.

Eu nos vejo como super heróis e através da banalidade do dia a dia, Mary cozinha e é fiel, lélé é sábio além de sua idade e forja seu próprio destino independente das cartas que ele distribui e X, nosso protagonista é um fantasma que absorve tudo e tenta dar sentido às suas dores e alegrias através dos seus raps e da palavra falada, a “guitarra” do angolano.

Quero revelar nossa beleza para nós e para o mundo.

O cinema é o meu verdadeiro amor e contar histórias é a pedra angular do meu ser.

Hugo Salvaterra.

LOGLINE

"Para Lá dos Meus Passos" acompanha o processo de montagem do mais recente espectáculo da única Companhia de Dança Contemporânea de Angola. Durante a criação da peça "(Des)construção", os sete bailarinos são levados a viajar sobre um conjunto de danças tradicionais de Angola e a transforma-las, dando-lhes novos significados.  

IMPRENSA

...a lógica e o cadencia de um sonho, vividamente produzido como uma evocação do desmoronamento interno de uma cidade...
— Neil Young, Hollywood Reporter

FESTIVAIS

Whatever it is, the way you tell your story online can make all the difference.
— Quote Source

STILLS

Making of

DESCARREGAR

Encontre os links para o material promocional do filme Meu Semba, para qualquer outra coisa, não hesite em entrar em contacto.

Press Kit | PT

Making of

Stills

Cartazes

Fotos da Equipa