ERY CLAVER
CINEASTA
Ery Claver é um dos cineastas mais versáteis em Angola. Iniciou sua carreira como operador de câmera, trabalhando em inúmeros programas de televisão e documentários. Em 2013 ingressou na Geração 80 e aprofundou seu estilo como Diretor de Fotografia trabalhando nas curtas-metragem “Concrete Affection - Zopo Lady” (2014), e “Havemos de Voltar” (2017), ambas realizadas por Kiluanji Kia Henda e com produção Geração 80.
Enquanto realizador assina várias curtas metragens, com destaque para “Lúcia no Céu com Semáforos” (2018) em parceria com Gretel Marín e “Enóquio que não tinha coração” (2020) em parceria com o irmão, Evan Cléver. Ery já teve o trabalho exibido em diversos festivais internacionais, com destaque para o Festival Internacional de Curta-Metragem de Clermont-Ferrand, na França, o VIDEOEX - International Experimental Film and Video Festival, em Zurique e o FCAT - Festival de Cinema Africano, nas cidades de Tarifa eTânger.
Ery assina a Direção de Fotografia de “Ar Condicionado” (2020), filme premiado internacionalmente. Em 2022 realiza sua primeira longa metragem, “Nossa Senhora da Loja do Chinês”.